Quem é Deus, o Criador?

O que você conhece de Deus?



Você O conhece pelo que ouviu as pessoas falarem Dele em toda a sua vida? Você O conhece por intimidade na oração e leitura da Sua Palavra, a Bíblia? O Conhece pelos nomes que Ele mesmo se intitula? 

Você já parou para pensar em como você conhece à Deus? Qual o nível de intimidade você tem com Ele? 

Quando pensamos ou falamos os títulos de Deus, como o Soberano, Deus Todo Poderoso, Altíssimo...parece-nos que falamos de um Ser tão distante de nós, não é mesmo?

E, isso se dá porque conhecemos as nossas fraquezas e as nossas imperfeições. 

É estranho ao nosso entendimento pensar que o Maior Ser, o Criador dos céus e da Terra, O Soberano, o Deus Todo Poderoso possa se importar conosco seres tão falhos.

Mas a boa notícia é que Ele se importa sim!!!

E, você pode até estar lembrando de algum acontecimento ruim na sua vida em que parece que Ele não se importa ou nem viu! Mas pra que você entenda você precisa conhecê-Lo e Ele mesmo te mostrará algumas coisas sobre aquele acontecimento. 

Ele não deixa os seus confundidos!!! Salmos 25:3 Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa.

Para que você entenda, você precisa conhecer a Deus e as Leis que Ele criou no início de todas as coisas e que Ele mesmo não pode violar porque isso não faz parte da Sua essência. 

Deus se importa com você! Se importa comigo e sentir isso, além de saber, é tudo de bom entender o quanto somos importantes pra Ele, o nosso Criador. Ele quer ter um relacionamento próximo e contínuo conosco.

Oséias 6:3 "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor.."


Se fizermos uma pesquisa com 10 pessoas, cada uma delas vai definir Deus de uma forma diferente. Umas vão defini-Lo  pelo o que ouviram Dele desde bem pequenas;  outras, pelas circunstâncias que viveram em suas vidas, e, muitas dessas circunstâncias ruins, ou por circunstâncias que sabem que só Deus poderia ter interferido. Umas vão definir Deus, pelo o que lhes é conveniente. Outras pessoas vão definir pela Natureza, criada pelo próprio Deus. Parece incrível, mas a lista é grande. Umas vão defini-Lo por meio do conhecimento que adquiriram através de uma religião, (seja ela qual for). 

Mas a verdade é que se queremos entender Deus, precisamos atentar a como Ele próprio se define! Ele tem o seu exclusivo perfil: Eu Sou o que Sou!

Ele se dá a conhecer sim, pela Natureza, como nos mostra o Salmos 19:1-4, em Sua Palavra, a Bíblia.

1 Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 

2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.

3 Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes

4 em toda a extensão da terra, e as suas palavras, até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol.


Em Sua Palavra, Ele se revela como se intitula: Deu Criador, Deus Soberano, Todo Poderoso, Maravilhoso, Eterno, Juíz, Deus Onipotente, Deus Onipresente, Deus Onisciente, Espírito, Transcedente, Imanente, Pai, Amigo, Deus Vivo, Deus Forte, Magnífico, Deus Fiel, Santo, Benigno, Bondoso, Misericordioso...enfim, Deus tem o Seu próprio caráter e deseja se revelar a nós em cada um deles. 

Deus não é o que queremos que Ele seja. Ele é o que é! "Eu Sou o que Sou!" Êxodo 3:14.

Esses títulos e virtudes de Deus, são apenas algumas que coloquei aqui. O meu propósito é incentivar você a conhecê-Lo por a sua busca na fonte certa, a Bíblia. 

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
2 Timóteo 3:16-17

Você pode verificar esses outros versículos, pois é assim que devemos estudar a Bíblia, buscando outros versículos, que foram escritos por outros homens em épocas totalmente diferentes, e assim a Bíblia se confirma. 

Veja: 2 Pedro 1:20-21 "²⁰ Sabendo primeiramente isto: Que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

²¹ Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."

Hebreus 4:12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.


Deus não quer que saibamos apenas os Seus títulos e Suas virtudes, mas que o conheçamos e creiamos nelas. E, assim, conheceremos Ele verdadeiramente quando O reconhecemos na nossa vida. 

Se você quer ver Deus na sua vida e construir uma intimidade com Ele, comece a vê-Lo nas "pequenas" coisas básicas da sua vida e agradecê-Lo de todo o seu coração.  

Você só vai ver Deus nas grandes coisas que espera...as grandes coisas ou até os milagres, quando você começar a reconhecer que as "pequenas" coisas, como acordar no dia, já é um milagre vivido! Quantas pessoas hoje não acordaram? Então feche os olhos, pense no seu Criador e agradeça pelo dom da vida que Ele lhe concedeu hoje, e se concedeu, é porque tem propósitos na sua vida. 

Agradeça pelo ar que você respira, pelo seu corpo (se ame incondicionalmente), agradeça pela água, enfim, comece a olhar com bons olhos e verás muitas bençãos de Deus na sua vida que podem render glórias ao Senhor!

Mateus 6:22-23

 Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas, se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, quão grandes trevas são! 

Veja como é importante mudarmos a nossa visão sobre as coisas, se elas estão distorcidas.  Mas mesmo que você refute: - Não, elas não estão distorcidas, é fato, é ruim e não te como mudar...então eu te convido o olhar para essas circunstâncias ruins e tirar alguma lição dela, o que ela pode te ensinar? O que de bom você pode tirar dessas circunstâncias? Peça a Deus, e sim, Ele vai te ensinar algo à partir dessas circunstâncias ruins, porque Ele é especialista em transformar mal em benção. 

 

Neemias 13:2b 

² O nosso Deus, porém, transformou a maldição em bênção. 

Oséias 6:3 "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor.."


Deus se revela a nós, à medida que o buscamos e cremos Nele.

― Peçam, e será dado a vocês; busquem e vocês encontrarão; batam, e a porta será aberta a vocês.

Jeremias 29:13 (NVI)

Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. 

Salmos 34:10 (NVI) Os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta.

Salmos 119:2 (NVI)

Bem-aventurados os que obedecem aos seus testemunhos e o buscam de todo o coração.

Amós 5:4 (NVI)

Assim diz o Senhor ao povo de Israel: “Busquem‑me e terão vida."

Salmos 105:4 (NVI)

Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente!

1Crônicas 16:11 (NVI)

Busquem ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua face!

Salmos 9:10 (NVI)

Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor , jamais abandonas os que te buscam.

 

Se você gostou de estudar comigo, segue e acompanhe os próximos estudos que falarei sobre as Leis do Senhor. Será que você conhece e entende? Se quiser, tem outros estudos no Blog para o seu crescimento espiritual. 

Se quiser acrescentar algo, fique a vontade nos comentários. Seu comentário é muito importante.

🌷🌹🌻

Ana Paula Borges Delgado

@anaborgespsicoterapeuta



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem é Jesus Cristo?

JEJUM, qual a sua finalidade?