Saia rápido da depressão
Posso falar de depressão, porque sei o que é viver nela. Sei que os sintomas variam de pessoa a pessoa, porém o caminho para se sair dela é único.
Sou cristã a quase 20 anos e a dois anos atrás tive depressão. E eu sempre afirmei que não me conformava em crente ter depressão!
Hoje, como diz na Palavra, eu entendo tudo que se passou comigo e a razão por que eu não me conformava, foi confirmada por essa experiência horrível, mas necessária, que Deus permitiu para que eu pudesse ajudar mais pessoas hoje, com base na minha tese de que um cristão não pode ter depressão.
Vou te contar o motivo que me levou e que leva muitos crentes à depressão e alguns detalhes particulares que vivi nesse período de quase 4 meses.
O motivo o qual entrei em depressão foi que comecei a olhar pras promessas de Deus que ainda não foram cumpridas. E todos os dias olhando pra elas, começou a me bater um desânimo até de orar; porque comecei achar que não adiantava, e eu já estava cansada de esperar. Focada (de maneira errada) naquilo que ainda não via, fui deixando a incredulidade entrar primeiramente nessa área das promessas não cumpridas. Esqueci-me das que já tinham sido.
É importante que você saiba, que mesmo nessa terrível experiência, eu não deixei de ler a Bíblia diariamente, porque no fundo do meu coração e do meu espírito eu sabia que Jesus era a minha salvação.
Eu não deixei de orar, mas minha oração era uma decoreba que não passava do teto! Eu pedia e não acreditava que Deus faria. Dobrava meus joelhos, orava e levantava dali com a sensação de palavras vazias.
Não percebi que estava em depressão, mas diminuindo minhas orações, meus estudos da Palavra e a adoração à Deus,
passei o pior tempo dessa depressão que foram 15 terríveis dias sendo oprimida e
conduzida por pensamentos de incredulidade, desânimo, angústia, revolta e sem prazer na minha vida. Eram pensamentos diários, quadros que se apresentavam à minha frente como que pra confirmar e jogar na minha cara o que Deus ainda não tinha feito e que parecia que Ele não dava a mínima pra mim. Às vezes, chorava, sem que ninguém visse. Me esforcei para que não percebessem. Me afastei de muitos, mas, das minhas duas amigas e confidentes, não escondi, porque sabia que podia contar com as suas orações e que o Senhor às ouviriam, já que as minhas orações, digo que sei, não passaram do teto, porque eu levantava da oração com o pensamento: -o quê que eu tô fazendo aqui!?
Foi um período de deserto geral, ao me ver na época; mas Deus nunca deixou faltar o básico, o necessário para se viver o dia! A noite eu sabia que embora Deus tenha ficado mudo; rs, a meu ver, claro! Eu podia ver que mesmo naquele sofrimento e sensação de vazio intenso passado no dia, à noite, eu via que Deus suprira todas as minhas necessidades básicas. Eu tinha e tenho casa, comida, roupas e saúde!
Chegado o fim desses quatro meses, no fim dos 15 oprimidos dias. Porque falo oprimidos? Porque foram 15 dias de bombardeio de pensamentos ruins, malignos, de desesperança total! Então, falo que foi no final, porque foi exatamente quando eu saí da depressão.
Eu não ouvia mais Deus falar comigo, embora Ele tenha me dado muitas palavras na Bíblia para que eu me levantasse e saísse daquela depressão, mas eu não acreditava nelas, porque olhava pras promessas não concluídas.
Um certo dia, eu estava lavando a louça e com aquela angústia no peito, a ficha caiu e vi que eu estava em depressão e nessa hora, eu falei com o Senhor: - É isso mesmo!!?? Eu estou em depressão! !!??? Eu que nunca aceitei isso na vida de um crente!!? E Deus falou comigo assim: - Agora é a hora de colocar em prática tudo àquilo que você aprendeu!
Ali naquela hora, Deus me fez lembrar a raiz da minha tese. A lembrar que a nossa fé é provada! (De duas formas: Deus permite passarmos por certas circunstâncias em nossa vida, para a nossa fé ser provada para ser aprovada e a outra forma é quando vemos o resultado da nossa fé cumprida, provamos dela! )
E logo vi que Deus estava no controle o tempo todo! - Nunca te deixarei, nunca te abandonarei!
Quando passares pelo fogo, não te queimará!
Nessa hora, ali mesmo na pia da cozinha, dei um basta em toda aquela mentira e obra do diabo em mudar o meu foco! E a minha tese é essa: O crente em Cristo, só entra em depressão quando vai tirando Jesus do foco e focando no passado, naquilo que não aconteceu, naquilo que ainda não mudou, naquilo que Deus prometeu, mas não se cumpriu, e começamos a nos sentir abandonados, sem vontade pra nada e até de viver, sem prazer na vida sem esperança. Aconteceu comigo.
Por isso a minha tese é baseada principalmente nesse versículo de Hebreus 12:2 "Olhando FIXAMENTE para JESUS, o AUTOR e CONSUMADOR da vossa FÉ! Esse é o foco certo!
É Ele que nos dá a fé e realiza!!! Aleluia!
Me levantei em oração, primeiramente em gratidão por saber que Ele não tinha me abandonado.
Pedi perdão ao Senhor, por estar acreditando mais nas circunstâncias, do que em Sua Palavra.
Circunstâncias passam, mas a Palavra de Deus permanece para sempre! Ela é viva e eficaz! A Palavra de Deus é Espírito e vida! Através dela, Deus criou o mundo! A Palavra é Jesus! Veja Apocalipse 19:13.
Levanta e anda! Deus é contigo!
Ana Paula Delgado.
Belíssimo texto, exercício de fé e confiança!
ResponderExcluir